quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Feliz dias dos Pais!!!

RESULTADOS DE UM ENCONTRO DEUS




TEXTO: ISAIAS 6:1-8
INTRODUÇÃO: O texto lido narra o encontro que o próprio profeta Isaías teve com Deus. Esse encontro mudou totalmente a vida de Isaías, e seu ministério profético!


O texto inicia dizendo: No ano da morte do rei Uzias....
Mas quem é esse rei Uzias? Diz a Bíblia em II Crônicas 26 que Uzias fez o que era reto diante do Senhor. E com a morte de um bom rei. O momento é difícil, tanto para Isaías como para toda a nação. Ainda mais Isaías que viveu muito próximo a Uzias. Alguns profetas foram “profetas do povo”, pois, viviam no meio do povo! Já Isaías vivia na corte, e alguns comentaristas afirmam que Isaías era um parente próximo do rei Uzias! Portanto, isso leva-nos a entender que é muito provável que a esperança de Isaías para a nação não estava totalmente em Deus, mas também no “bom rei Uzias”. E com a morte do rei, o momento é de desespero para Isaias. E é nesse momento que Isaias tem um encontro com Senhor!

Há pessoas que precisam passar por momentos difíceis em suas vidas para que tenham um encontro com Deus. Há muitas pessoas que quando tudo vai bem, não abrem o coração para o Senhor, ou não confiam inteiramente no Senhor, mas quando chegam os momentos difíceis, aí sim buscam a Deus!
Mas eu não vou me prender em falar sobre aquilo que levou Isaías a esse encontro, e sim quais “dos resultados desse encontro”.


I – ISAÍAS ENXERGOU SEU PECADO


No capítulo anterior, Isaias está profetizando contra os pecadores de sua época. (Vers. 18-23). Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro! E dizem: Apresse-se Deus, leve a cabo a sua obra, para que a vejamos; aproxime-se, manifeste-se o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos. Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito! Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!

Mas quando chega no cap. 6, que lemos. Ele diz: Aí de mim... (Ele enxergou...)

Nós podemos ver aqui uma clara mudança no ministério de Isaías. Talvez se achasse superior ao povo, talvez mais santo, mas quando teve um encontro com Deus, ele passa entender que é tão pecador como toda a Nação!

Isaias foi convencido por Deus da sua condição pecaminosa. Isso se confirma com o que Jesus disse sobre o Espírito Deus em João 16:8 – O Espírito nos convence do pecado, do juízo e da justiça.

Quando temos um encontro com Deus passamos a entender que somos salvos graça, não temos mérito nenhum! Tanto a salvação, como aquilo que somos no seu reino é por causa de sua graça!

Efésios 2:8 - Vós pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus, e nem das obras para que ninguém se glorie.

E é isso que Deus nos faz enxergar num primeiro momento: Quem somos e quem Ele é! Você já pode enxergar isso? Quem você é? E quem é Deus? Se você já pode enxergar isso, é sinal que Deus já tem se manifestado em sua vida!


II – DEUS PURIFICOU ISAÍAS


V. 6 – Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz...

Quando estamos diante do Senhor convencidos de quem somos, Ele nos purifica. Sempre que há arrependimento há também o perdão!
Pois não há pecado que Ele não possa perdoar! Isaías 1:18 - Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

I João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Hebreus 9:22 ...sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. E Jesus Cristo derramou seu sangue naquela cruz para que os nossos pecados fossem perdoados.
O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado!
Se você pecou, busque a Deus em oração e confesse o seu pecado e o Senhor te perdoará e te purificará!


III – ISAÍAS SE TORNOU UM INSTRUMENTO PARA DEUS


Depois que Isaias é purificado. Deus o chama para um genuíno ministério profético. O Senhor faz a seguinte pergunta: A quem enviarei, quem há de ir por nós?

Isaías só pode responder a esse chamado depois do encontro com Deus! Depois que seus lábios estavam purificados!

Deus só pode usar o homem se esse tiver um encontro com Ele! Deus não usa quem ainda está vivendo em pecado!

Todo aquele que fala ou faz algo em nome de Deus sem ter tido um encontro com Ele, acaba envergonhando o nome de Deus e se tornando um empecilho para a salvação de outros!

Se você teve um encontro com Deus, se o Espírito de Deus tem se manifestado em sua vida, transformando o seu interior. Se você hoje é uma nova pessoa, tenha certeza, Ele quer te usar! Assim como ele usou a Isaías, Deus também quer fazer de você um instrumento para sua glória!


CONCLUSÃO: Ninguém que teve um encontro com Deus, permanece como está, pois o Senhor tem sempre o propósito de nos perdoar e transformar em instrumentos para o seu reino e para sua glória!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TEMA: O QUE ACONTECE QUANDO HÁ UM AVIVAMENTO? II

TEXTO: HABACUQUE 3:2
INTRODUÇÃO:

Como já falamos na semana passada, no texto que lemos, o profeta Habacuque está pedindo ao Senhor um avivamento!

Também foi dito, que esse tipo oração deve estar também constantemente em nossos lábios, e esse desejo deve estar também em nossos corações!

Nós vemos a preocupação de Habacuque em pedir a Deus que a sua obra, que seus feitos se tornem conhecidos no decorrer dos anos.



Nós sabemos que hoje Deus se manifesta no mundo por meio da igreja, pois a igreja representa Cristo nesse mundo que jaz no maligno!

Dessa forma, podemos dizer que precisamos constantemente ser avivados pelo Senhor para que os seus feitos se tornem conhecidos e o seu Nome seja respeitado e honrado através das nossas vidas (Igreja)!

Pois estou certo de que uma igreja avivada pelo Espírito faz muito mais para o Reino de Deus em um ano do que cem anos de uma igreja que caminha segundo os pensamentos humanos, e os desejos humanos!


A igreja que não vive num constante avivamento, ela se enfraquece, seu testemunho enfraquece, e o nome e o evangelho de Jesus é envergonhado!

Em outras palavras, sem avivamento satanás encontra lugar para agir na vida dos cristão!
Pedro disse: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar!


Essa sobriedade que Pedro está falando só é alcançada através do avivamento!

Pois quando somos avivados pelo Espírito de Deus, passamos a andar na direção do Espírito de Deus. É aquilo que Paulo disse em Gálatas 5:25 - Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Quando andamos no Espírito, não satisfazemos os desejos da nossa natureza humana, mas os desejos do Espírito de Deus!

Portanto, quem promove o avivamento é o próprio Deus, ou seja, é o Espírito de Deus, que através da igreja manifesta o seu poder, amor e graça. Nesse sentido, não há motivos para não querer um avivamento!

O único que não quer o avivamento é o diabo!

Mas é importante esclarecer que:
Há muitos que confundem avivamento com barulho. Avivamento não é barulho! Há muitos que acreditam que se há um grupo de pessoas fazendo muito barulho em suas reuniões é sinal de avivamento. Nem sempre é sinal de avivamento!
Prestem atenção! O avivamento pode gerar barulho, mas o barulho não gera avivamento.
Você pode gritar o tanto que quiser, mas se não houver quebrantamento e sinceridade de coração, se não houver um coração desejo por Deus, não passa de barulho!
Por outro lado quando o Espírito de Deus aviva a igreja, as pessoas passam a louvar e orar com mais fervor, alegria..!

Mas vamos continuar respondendo a pergunta: o que acontece quando há um avivamento?
I – SOMOS DESPERTADOS
Por incrível que pareça, há muitas pessoas que fazem parte de uma igreja, participam dos cultos, ouvem a palavra, mas estão dormindo espiritualmente falando! Assim acontecia na igreja de Éfeso, Paulo diz em Ef 5:14 - Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará!


Paulo não falou isso para as pessoas que estavam fora da igreja, Paulo não falou isso para pessoas que não conheciam a o evangelho, Paulo falou para igreja!

E não é diferente nos nossos dias, tem muita gente dormindo... o mundo pode estar desabando, mas contínua dormindo, olhando apenas para o seu próprio umbigo! Preocupado apenas com seus próprios interesses!

Há muitos cristãos que ainda não compreenderam o seu papel no Reino de Deus. Entregaram a vida a Jesus... Mas continuam pensando e consequentemente vivendo como alguém que nunca ouviu sobre o evangelho!
Mas quando há um avivamento, a sonolência espiritual cai por terra! As escamas caem dos olhos (cegueira espiritual)! As pessoas passam a enxergar a vida de outra maneira! Paulo diz em: 1 Coríntios 2:14-15 - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Ou seja, a pessoa que é espiritual consegue assimilar as coisas espirituais. O homem espiritual compreende com facilidade o que deve ser priorizado quando se vive espiritualmente. Ele não tem dificuldade para entender que o Reino de Deus deve ser buscado em primeiro lugar!
É isso que acontece quando há uma avivamento, as pessoas são acordadas espiritualmente, e entendem o plano de Deus em suas vidas e passam a servir a Deus com disposição!
E quando isso acontece, a igreja desertada passa:
II - PROCLAMAR A VONTADE DE DEUS
A igreja que é avivada pelo Espírito não se cala! Não se tranca em quatro paredes, pelo contrário, ela é ativa! Ela é viva! A igreja avivada pelo Espírito tem a paixão pelas almas. As pessoas não vivem em torno de si mesmas, pelo contrário, elas priorizam a vontade de Deus!

E a vontade de Deus para a igreja está em Marcos 16:15-16 - Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.
A igreja avivada não se envergonha do evangelho! Ela testemunha a respeito de Jesus com ousadia! Paulo disse isso em Romanos 1:16 - Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
Você crê que o evangelho de Jesus tem poder para dar salvação ao pecador?

E você tem testemunhado para outras pessoas? Você tem dito as pessoas que Jesus perdoou você e pode perdoar elas também e escrever o nome delas no livro da vida como escreveu o seu? Ou você tem vergonha do evangelho? Ou você tem vergonha de dizer que é crente em Jesus, que ama... E que só Ele pode salvar?
Cuidado! A Bíblia diz que quem se vergonhar do Senhor e da sua palavra, o Senhor também se envergonhará dele diante do Pai e dos anjos!
O testemunho da igreja quando recebe um avivamento impacta a vida das pessoas! Irmãos precisamos clamar a Deus por um avivamento, para que saímos do comodismo e contemos as pessoas o que Jesus já fez em nossas vidas!
Quando o avivamento vem sobre a igreja:
III – PASSAMOS A SER FIÉIS EM TUDO
Fiéis a Deus e a sua palavra! As pessoas passam de uma vida carnal, sem compromisso com Deus para uma vida de pureza, santidade e oração!
Quando há um avivamento as pessoas passam a ter compromisso com reino de Deus em todos os sentidos! Tudo que elas são e tudo que elas possuem são usados para glória de Deus! Seus corpos não são mais para impureza, mas para santidade, se tornaram templos do Espírito Santo! Suas casas, seus bens são de Deus e são usados também para a glória de Deus.


Na semana passada vimos que a igreja primitiva se reunia no Templo, mas também nas casas. Até as suas casas eram usadas para a glória de Deus!

Há uma doutrina bíblica que é chamada de “mordomia cristã”, essa doutrina nos fala que somos mordomos do Senhor, ou seja, administrados daquilo que é de Deus! Tudo que temos e somos é de Dele. E devemos administrar da melhor forma! Porque vamos dar conta disso diante de Deus! Hoje em dia as pessoas querem só receber, mas não querem se doar. É sinal de que está faltando avivamento!
Meus irmãos quando somos avivados pelo Espírito, somos fiéis em tudo. Fiéis nos dízimos e ofertas, na proclamação do evangelho, na vida de oração e santidade, FIÉIS EM TUDO!
CONCLUSÃO:
Vamos continuar orando pelo avivamento da igreja! Pelo despertar espiritual, que o Senhor não nos encontre dormindo, pelo contrário, que Ele nos encontre avivados, proclamando e testemunhando o seu evangelho, e sendo fiéis em tudo!