segunda-feira, 11 de abril de 2011

E VOCÊ, O QUE TEM FEITO?

COMO TEM SIDO O SEU EXEMPLO?

TEM ALGUÉM OLHANDO PARA VOCÊ!

IRRESPONSABILIDADE, JESUS JAMAIS FARIA ISSO!


Corão ensina que posso matar por diferença de ideias, diz pastor que queimou livro nos EUA



O pastor americano Wayne Sapp ganhou fama depois de queimar um exemplar do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos, em uma igreja de Gainesville, Flórida (EUA), no dia 20 de março. O ato desencadeou uma onda de protestos na Ásia e no Oriente Médio. No Afeganistão, dezenas de pessoas morreram no ataque à base da ONU em Mazar-i-Sharif. Mas nada disso parece pesar na consciência de Sapp.


“Sentimos pelas pessoas que perderam familiares, mas não nos sentimos responsáveis por isso. Não estamos dizendo algo novo”, disse Sapp em entrevista exclusiva ao UOL Notícias. Segundo ele, o ato está longe de ser o “ideal”, mas serviu como um “gesto de alerta”.


“Queimar um livro não é algo tão simples, não se faz isso todos os dias. Foi um gesto para chamar atenção, um gesto de alerta”, disse.


Sapp contou que a ideia nasceu de um debate sobre islã feito na igreja -- a “Dove World Outreach Center” (DWOC), onde ele ocupa o cargo de pastor-assistente do pastor Terry Jones, que assumiu o controle da igreja após o falecimento do fundador, em 1996. Um “julgamento simulado” foi realizado com a presença de um júri de 20 pessoas e testemunhos de ex-muçulmanos. Os ex-muçulmanos testemunharam que o Corão incita a violência, disseram o quanto sofreram nas mãos de outros muçulmanos, e dessa forma chegamos à conclusão de que o Corão era culpado por pregar a violência


“Os ex-muçulmanos testemunharam que o Corão incita a violência, disseram o quanto sofreram nas mãos de outros muçulmanos e, dessa forma, chegamos à conclusão de que o Corão era culpado por pregar a violência. E nos Estados Unidos, quando se faz um julgamento desses, não dizemos apenas ‘ok, você é culpado.Tenha um bom dia’. Temos que aplicar alguma condenação”, disse.


Sapp atribuiu ao público a decisão de queimar o livro. “Fizemos uma votação no site e 70% das pessoas escolheram que o livro deveria ser queimado”, diz. O livro foi molhado com querosene e colocado em um recipiente de metal no centro do templo da igreja, onde queimou por 10 minutos.


Questionado sobre o ato ser uma prova de intolerância a outra religião, Sapp disse que “a religião não promove a violência” e demonstrou uma crença de que o islamismo e o Corão promovem a violência e o terrorismo. “Se você disser algo que não me agrade, eu posso conversar com você e dizer que não gostei. O Corão ensina que eu posso até matar você por isso”, completou. A página na internet da igreja liderada por Jones, que tem cerca de 50 fiéis, traz um texto intitulado “Dez razões para queimar um Corão”, no qual compara o islamismo ao nazismo e ao comunismo. No site também é possível comprar exemplares do livro "Islam is of the Devil" (“O Islã é do Demônio”, em tradução livre), escrito por Jones, assim como camisetas e canecas com a frase.


Para Sapp, o aumento da população muçulmana está diretamente associado ao crescimento da violência, mas o pastor não apresenta dados concretos para basear suas afirmações. “Veja o caso do Egito. O país era de maioria cristã e nunca teve ondas de violência. Com o aumento da população muçulmana, a violência também cresceu, igrejas foram queimadas. Não é o que nós dissemos, é o que vemos”, diz.


A condenação ao islã, segundo Sapp, tem o objetivo de abrir um diálogo com a população mundial e alertar para a ameação que o crescimento da população muçulmana oferece ao mundo. Se você disser algo que não me agrade, eu posso conversar com você e dizer que não gostei. O Corão ensina que eu posso até matar você por isso


“Nem todas as religiões são pacíficas e querem o bem. O Corão ignora o direito das mulheres, elas se casam jovens demais, há relatos de abuso... Não estamos dizendo nada novo nem somos os únicos”, afirmou.


Questionado que tais problemas são comuns em muitos países e independe de religião, Sapp diz que a diferença está no fato de “tudo isso ser pregado pelo livro”. “Se eles analisarem e entenderem a religião deles, verão que o Islã é uma mentira”, afirma Sapp.


Tanto ele como Jones não demonstraram medo de perder seguidores. A maioria dos fieis da “Dove World Outreach Center” apoiou o ato, segundo Sapp.


Em setembro de 2010, Terry Jones despertou a atenção mundial por seu plano de queimar exemplares do Corão em sua igreja no aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro nos EUA. Na época, a Anistia Internacional denunciou o que considerou ser um clima de "perseguição" contra os muçulmanos nos EUA. "Estes crimes (...) fomentam um clima de medo, discriminação e perseguição contra os muçulmanos, o que não cabe em uma sociedade que valoriza a liberdade, a justiça e a igualdade", destacou a Anistia.


Esse tipo de mensagem está sendo disseminado em várias igrejas dos Estados Unidos. Os muçulmanos são vítimas de 14% dos casos de discriminação religiosa apesar de se constituírem em apenas 1% da população dos EUA. Na Europa também os políticos de direita fazem discursos divisivos e radicais contra os muçulmanos, com algum sucesso, segundo informações do jornal "The Herald Tribune". Após as fortes reações no mundo muçulmano e das críticas de líderes internacionais, incluindo o presidente americano Barack Obama, Jones desistiu da ideia e afirmou que nunca mais voltaria a tentar queimar um Corão, o que não o impediu de assistir à cena de um lugar privilegiado. O UOL Notícias entrou em contato com o Centro Islâmico do Brasil e o Instituto de Cultura Árabe mas não teve resposta até o fechamento da matéria.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ATITUDES CERTAS EM TEMPOS DE CRISE



TEXTO: Lucas 22:39-53


INTRODUÇÃO: As nossas atitudes mais erradas acontecem na maioria das vezes em tempos de crise, pois são nos momentos mais difíceis da vida que falamos o que não deveríamos falar, fazemos o que não deveríamos fazer, decidimos o que não deveríamos decidir! E depois que tudo passa, percebemos o erro em nossas atitudes, palavras e decisões, mas já é tarde demais. Acabamos colhendo o resultado do nosso erro! Quando dá para corrigir, ótimo! Mas, há conseqüências de erros que cometemos que não dá para corrigir, e passamos a sofrer o resto de nossas vidas por causa de atitudes erradas, palavras erradas e decisões erradas! Quantos nesse momento estão sofrendo pela perda de um casamento por uma atitude errada num tempo de crise! Quantos nesse momento estão sofrendo por estar atrás das grandes de um presídio por que agiram por impulso, sem pensar! Quantos que destruíram a própria vida e perderam a vida e alma por causa de um momento de crise! O texto biblico nos mostra Jesus passando um dos piores momentos de sua vida terrena, isto é, o momento que antecedeu a sua morte. Jesus sabia que seria morto! E o texto diz que Ele chega a transpirar sangue! Havia uma terrível aflição na sua alma. E mesmo assim nós podemos aprender com o Senhor Jesus como se comportar nos momentos como esse.




A primeira lição que Ele nos deixa:


I– FAZER ORAÇÕES




Jesus estava em constante oração! Aprendemos que nos momentos difíceis da vida, precisamos recorrer ao Pai. Precisamos buscar a Deus em oração!


1 Ts 5:17 - Paulo diz: Orai sem cessar.


Apesar da aflição interior, Jesus estavam em oração. E Jesus se porta como alguém que está no controle da situação, como alguém que está confiante na vontade de Deus! A oração de Jesus não foi uma oração de desespero. Mas uma oração de alguém que confia e aceita a vontade de Deus. ...Se possível passa de mim esse cálice, mas, contudo faça a tua vontade.


Jesus até pede que se possível o sofrimento fosse aliviado, mas contudo o que deveria prevalecer era a vontade do Pai!


Jesus confiou na vontade do Pai! Em grande parte de nossas orações, queremos que Deus faça a nossa vontade, queremos ensinar Deus como Ele deve fazer! Isso não é fé, pelo contrário é falta de confiança!


A nossa oração em tempo de crise tem que ser: Senhor livra-me de cair em tentação e se possível passa de mim esse cálice, mas contudo faça a tua vontade!




A segunda lição que Ele nos deixa:


II – CONFIAR EM DEUS




Jesus sabia que o seu sofrimento seria algo terrível, mas Ele também sabia que o seu sofrimento iria resultar em algo maravilhoso! Por meio de seu sofrimento, Ele resgataria o ser humano perdido e condenado (Eu e Você). Por meio de seu sofrimento e de sua morte, Ele nos resgata do poder do pecado e do diabo!


Nós precisamos aprender com o Senhor Jesus! Precisamos confiar na vontade de Deus. Ainda que pareça ruim. Lembre-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus... (Rm 8:28)


Nos momentos de crise confie na vontade de Deus! Não tome atitudes precipitadas! Ainda que pareça difícil, confie! Tudo vai cooperar para o seu bem!


Em Romanos 12:2 Paulo diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita!


Por isso, não perca a cabeça! Não tome atitudes precipitadas que vai se arrepender mais tarde. Nos momentos de crise faça como Jesus, confie na vontade do Pai!




A terceira lição que Ele nos deixa:


III – MANTER A CALMA




Apesar da aflição interior, Jesus age com calma diante de todos! A Bíblia nos mostra que quando chegou o traidor, “Judas” e soldados, Jesus manteve a calma.


O que você faria naquele momento? Talvez eu e você fizesse como Pedro, que no desespero, tirou a espada e cortou a orelha do soldado!


Mas Jesus manteve a calma! Jesus chama a atenção de Pedro, pega a orelha do soldado e o cura acalmando a situação! Ele estava realmente no controle da situação. Ele manteve a calma até o último momento. Na verdade Ele sempre teve calma nos momentos adversos!


A Bíblia também narra o momento em que Jesus dormia tranquilamente num barco que era açoitado pelas ondas do mar da Galiléia. Jesus é acordado pelos discípulos que estavam desesperados com medo de morrer! Então, Ele levanta e chama a atenção dos discípulos pela falta de confiança! E ensina-os a usar a fé.




Há situações que precisamos agir como Jesus, com calma e com fé! Manter a calma não significa alienar-se do problema, não significa fugir do problema, mas manter a calma é sinal de confiança (fé)!


Salmo 46:1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.


Salmo 62: 2 –Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei abalado.




CONCLUSÃO: Que possamos nos lembrar: Para que tenhamos atitudes certas em tempos de crise, é preciso:




1º - buscar ao Senhor em oração


2º - Confiar no Senhor


3º - Manter a Calma




Que o Espírito do Senhor nos ajude!


Pr. Marcio Oliari