quinta-feira, 29 de julho de 2010

OUÇAM, APRENDAM E TEMAM AO SENHOR!


TEXTO: DEUTERONÔMIO 31: 9-13

INTRODUÇÃO

O livro de deuteronômio se trata das últimas palavras que o grande líder e pastor Moisés trás para o povo de Israel, povo este, que saiu do Egito e que estava caminhando em direção há uma nova terra que Deus havia prometido.

Nos versículos anteriores, Moisés dá algumas orientações ao seu sucessor Josué. Nesse momento eles já estavam perto da terra prometida por Deus, mas ainda não haviam entrado nela.

E no texto em questão podemos notar uma certa preocupação por parte de Moisés. Moisés entrega a Lei em forma escrita aos sacerdotes e anciões e ordena que fosse lida a cada sete anos e isso deveria ser feito solenemente, em público, no ano da remissão e na Festa dos Tabernáculos, quando todo o povo se colocava diante do Senhor!

O ano que era chamado “da remissão” era também chamado de ano sabático, o ano do descanso, a terra que foi usada para o cultivo durante seis anos, no sétimo ela descansava, os endividados também eram perdoados, por isso era o ano da remissão!

A Festa dos Tabernáculos que também era chamada de festa das cabanas/tendas seria feita para lembrar o povo dos quarenta anos no deserto onde se morava em cabanas, (era também chamada de F. das colheitas por que se coincidia com a estação das colheitas que era feita no outono).

Mas o que devemos compreender é que o momento escolhido era estratégico, pois a festa era importante para o povo, todos estariam reunidos juntos. Por isso, Moisés dá ordem para que a Lei fosse lida nesse momento!
Moisés estava preocupado com o futuro do povo, as novas gerações precisavam conhecer a Lei de Deus, e era preciso lembrá-los da Lei de Deus a cada sete anos, para que assim os pais ensinassem seus filhos!

O v. 12 nos diz: Ajuntai o povo, os homens, as mulheres, os meninos e o estrangeiro que está dentro da vossa cidade, para que ouçam, e aprendam, e temam o Senhor vosso Deus, e cuidem de cumprir todas as palavras dessa lei.

A Lei precisava ser lida para que eles ouvissem, aprendessem, temessem o Senhor!

É sobre essas três palavras que vamos refletir. São três verbos, o 1º vem do verbo ouvir (ouçam), o segundo vem do verbo aprender (aprendam) e o terceiro vem de temer (Temam o Senhor)

I – OUÇAM

Moisés disse que a Lei do Senhor deveria ser lida para que o povo pudesse ouvir. E ouvir a Lei era o mesmo que ouvir a voz de Deus! E Moisés estava preocupado com isso, o povo precisava ouvir Deus falar!

Assim também o que nós precisamos hoje é nada mais e nada menos do que ouvir é a voz Senhor! O que precisamos como igreja é unicamente ouvir a voz de Deus! E mais nada!
E nós ouvimos a voz de Deus quando a escritura é lida e pregada com seriedade e debaixo de muita oração e santificação!
Moisés sabia que o povo de Israel precisava ouvir voz de Deus, para que eles não se corrompessem! Para que as novas gerações não se perdessem!

Para que eles não desviassem os olhos do Senhor para os ídolos! (A história comprova que quando o povo não houve a palavra, ele constrói ídolos para si).

Quando o povo de Deus não houve a palavra, ele se corrompe, ele se autodestrói!
Provérbios 29:18 - Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.

A profecia de Pv 29:18 é a palavra de Deus, é a lei de Deus! E é justamente por falta da profecia, ou seja, da palavra de Deus que há tanta corrupção espiritual, destruição e divisão na igreja de Cristo! Tantos cristãos dando um testemunho terrível!

O Salmista disse: Escondi a tua palavra em meu coração para não pecar contra ti!
Não precisamos de fabulas e palavras que nos emocionam! Há muitos espíritos mentirosos que falam em nome de Deus e devemos estar atentos, pois o que precisamos é UNICAMENTE OUVIR A PALAVRA DE DEUS E GUARDA-LÁ NO CORAÇÃO!

II – APRENDAM

A segundo coisa que Moisés disse é que o povo precisava ouvir a palavra para que pudessem aprender. Ouçam e aprendam disse o profeta!

Quando nós ouvimos a palavra, nós passamos a aprender a vontade de Deus.E quando nós aprendemos, ninguém nos ilude! É por isso que Jesus disse em João 8:32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Que verdade é essa? Essa verdade é Cristo (Jo 14:16) que é revelado através do ensino da escritura. Por isso, quem está em Cristo e conhece vontade de Cristo não será aprisionado por nada e por ninguém!

Quando estamos em Cristo e a sua palavra está em nós, somos livres! João 8:36 - Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Quando aprendemos a vontade de Deus expressa nas escrituras somos livres de toda mentira, de todo engano, de toda falsa profecia e de toda idolatria! Quando faltava a palavra o povo construía ídolos, e não diferente hoje, há muitos que estão idolatrando pessoas e coisas por falta de conhecimento. E há muitas pessoas que não sabem tomar as decisões mais simples da vida, sozinhos! Porque falta aprender a vontade de Deus!

Aquilo que Deus quer para sua vida é aprendido pelas escrituras. E quando nós aprendemos a vontade de Deus e colocamos em prática os erros em nossas vidas se tornarão menores!
Por isso, aquilo que você tem aprendido, guarde no seu coração e coloque em prática e a sua vida ficará melhor!

III – TEMAM
A terceira coisa que Moisés disse é que a Lei do Senhor deveria ser lida e aprendida para que o povo pudesse temer.

Vamos recapitular: A lei precisava ser lida para que eles pudessem ouvir, aprender e temer!

Ouçam, aprendam, e temam!

Quando nós ouvimos, nós aprendemos, e quando aprendemos (com um coração aberto, submisso ao Senhor), esse aprendizado gera em nós Temor!

Temer na Bíblia não é ter medo, pois Deus não quer que obedeçamos a Ele por medo. Temor na Bíblia é um “sentimento de total respeito e reverencia a Deus”!

Nesse sentido, quem teme a Deus o respeita, respeita a sua palavra, respeita a sua vontade e se submete a ela. E esse temor leva-nos a obediência!

Quem teme a Deus obedece!

Ex: Jó - Jó 1:1; Noé - Hb 11:7; Cornélio - Atos 10:22; Lídia – Atos 16:14; Tício - Atos 18:7.

O temor é gerado em nós pela pregação da palavra e pelo poder do Espírito Santo, pois ele veio para nos convencer da nossa condição de pecadores (Jo 16:8).

Quando andamos no temor, andamos no Espírito e glorificamos a Deus com o nosso estilo de vida!

CONCLUSÃO:

Que Deus nos abençoe e que estejamos abertos para ouvir a palavra de Deus e ansiosos para aprender mais a cada dia, colocando em prática e assim caminhando livre do engano e da mentira que quer nos escravizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário